Quem vai ganhar dinheiro em AI? Parte I - SM!Tech

Quem vai ganhar dinheiro em AI? Parte I

Share This
Estamos no meio de uma corrida do ouro na IA. Mas quem colherá os benefícios econômicos? A massa de startups que são todas garimpando ouro? As empresas que têm operações de mineração de ouro em massa?Os gigantes da tecnologia que estão fornecendo as picaretas e pás? E quais nações têm as mais ricas costuras de ouro?

Bem-vindo à corrida do ouro da IA!

Estamosatualmente experimentando outra corrida do ouro na IA. Bilhões de dólares estão sendo investidos em startups de IA em todas as funções imagináveis ​​da indústria e dos negócios. Google, Amazon, Microsoft e IBM estão em uma disputa pesada investindo mais de US $ 20 bilhões em IA em 2016. As corporações estão lutando para garantir que eles percebam os benefícios de produtividade da IA ​​antes de seus concorrentes, enquanto olham por cima dos ombros para as startups. A China está colocando seu peso considerável por trás da IA ​​ea União Européia está falando de um investimento de US $ 22 bilhões em licenças de inteligência, já que teme perder terreno para a China e os EUA.
AI está em todo lugar. Desde as 3,5 bilhões de buscas diárias no Google até o novo Apple iPhone X, que usa reconhecimento facial para o Amazon Alexa, que responde às nossas perguntas. As manchetes de mídia contam as histórias de como a AI está ajudando os médicos a diagnosticar doenças, os bancos avaliam melhor os riscos de empréstimos aos clientes, os agricultores prevêem o rendimento das safras, os comerciantes visam e retêm os clientes e os fabricantes melhoram o controle de qualidade. E existem think tanks dedicados a estudar os riscos físicos, cibernéticos e políticos da IA.
Então, quem vai ganhar dinheiro com AI?
A IA e o aprendizado de máquina se tornarão onipresentes e entrelaçados no tecido da sociedade. Mas, como acontece com qualquer corrida do ouro, a questão é quem vai encontrar ouro? Serão apenas os bravos, os poucos e os grandes? Ou os novatos podem pegar suas pepitas? Aqueles que fornecem as picaretas e a pá vão ganhar a maior parte do dinheiro? E quem vai bater em sujeira?

Então, onde está o valor sendo criado com AI?

Quando comecei a pensar em quem iria ganhar dinheiro com a IA, acabei com sete perguntas. Quem ganhará dinheiro com os (1) fabricantes de chips, (2) provedores de plataforma e infraestrutura, (3) modelos de habilitação e provedores de algoritmos, (4) provedores de soluções corporativas, (5) provedores de soluções verticais do setor, (6) usuários corporativos de AI e (7) nações? Embora existam muitas maneiras de esfolar o gato do cenário da IA, esperamos que, abaixo, haja uma estrutura explicativa útil - uma espécie de cadeia de valor. As empresas notadas são representativas de players maiores em cada categoria, mas de forma alguma essa lista pretende ser abrangente ou preditiva.
Este é um exemplo de uma cadeia de valor de AI. As empresas notadas são representativas de players maiores em cada categoria, mas de forma alguma essa lista pretende ser abrangente ou preditiva. © Melhor Prática AI Ltd.

1. Quem tem os melhores chips e hardware de IA?

Embora o preço do poder computacional tenha caído exponencialmente, a demanda está aumentando ainda mais rapidamente. O aprendizado de IA e máquina com seus conjuntos de dados massivos e seus trilhões de cálculos vetoriais e matriciais tem um apetite feroz e insaciável. Traga as fichas .
As ações da NVIDIA cresceram 1500% nos últimos dois anos, beneficiando-se do fato de que seus chips de unidade de processamento gráfico (GPU) que eram historicamente usados ​​para renderizar gráficos de jogos fluentes em alta velocidade eram perfeitos para aprendizado de máquina. O Google lançou recentemente sua segunda geração de Unidades de Processamento Tensor (TPUs) . E a Microsoft está construindo seus próprios chips de aprendizado de máquina Brainwave AI. Ao mesmo tempo, startups como a Graphcore , que arrecadou mais de US $ 110 milhões, querem entrar no mercado. Os provedores de chips, como IBM , Intel , Qualcomm e AMD, não estão parados. Até o FacebookHá rumores de que está construindo uma equipe para projetar seus próprios chips AI. E os chineses estão emergindo como sérios jogadores de chips com a Cambricon Technology anunciando o primeiro chip de inteligência artificial da nuvem na semana passada.
Quem fez o dinheiro? Levi Strauss e Samuel Brannan não se interessaram pelo ouro, mas sim fizeram uma fortuna vendendo suprimentos para mineiros - carrinhos de mão, tendas, jeans, pás e pás, etc.
O que está claro é que o custo de projetar e fabricar chips, em seguida, sustentar uma posição como um chip global líder é muito alto. Ela requer bolsos extremamente profundos e uma equipe de engenheiros de silício e software de classe mundial. Isso significa que haverá muito poucos novos vencedores. Assim como os dias corrida do ouro aqueles que fornecem o mais barato e mais amplamente utilizados picaretas e pás vai fazer um monte de dinheiro.

2. Quem tem a melhor infraestrutura e nuvens de plataforma para IA?

A corrida da IA ​​agora também está ocorrendo na nuvem. A Amazon percebeu cedo que as startups prefeririam alugar computadores e softwares do que comprá-las. E assim, lançou a Amazon Web Services (AWS) em 2006. Hoje, a AI está exigindo tanto poder de computação que as empresas estão recorrendo cada vez mais à nuvem para alugar hardware através de ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) .
A Amazon é a líder em serviços em nuvem, mas os principais nomes são Microsoft, IBM, Google e Alibaba.
A luta está entre os gigantes da tecnologia. A Microsoft está oferecendo seu serviço de nuvem híbrido público e privado do Azure que supostamente tem mais de um milhão de computadores. E nas últimas semanas eles anunciaram que suas soluções de hardwareBrainwave aceleraram dramaticamente o aprendizado de máquina com o próprio desempenho do seu mecanismo de busca Bing melhorando em dez vezes. O Google está correndo para acertar as contas com sua própria oferta GoogleCloud . E nós estamos vendo o Alibaba chinês começando a ter participação global.
Grandes jogadores de nuvem estão correndo para garantir que estejam posicionados para a demanda massiva que será impulsionada pela IA.
Amazon - Microsoft - O Google e a IBM vão continuar a duelar com isso. E atente para os jogadores em nuvem massivamente escalados da China. Os grandes picaretas e pás vão ganhar de novo.

3. Quem tem os melhores algoritmos de ativação?

Hoje, o Google é a maior empresa de Inteligência Artificial do mundo atraindo as melhores mentes de Inteligência Artificial, gastando orçamentos de PIB de pequeno país em P & D, e sentando-se nos melhores conjuntos de dados que brilhavam com bilhões de usuários de seus serviços. A IA está impulsionando a busca do Google, veículos autônomos, reconhecimento de fala, raciocínio inteligente, busca maciça e até mesmo seu próprio trabalho sobre descoberta de drogas e diangose ​​de doenças.
E o incrível software e algoritmos de aprendizado de máquina AI que estão alimentando toda a atividade de inteligência artificial do Google - o  TensorFlow  - agora está sendo distribuído gratuitamente. Sim de graça! O TensorFlow é agora um projeto de software de código aberto disponível para o mundo. E por que eles estão fazendo isso? Como Jeff Dean , chefe do Google Brain, disse recentemente que existem 20 milhões de organizações no mundo que poderiam se beneficiar do aprendizado de máquinas hoje. Se milhões de empresas usarem esse melhor software gratuito de AI, provavelmente precisarão de muito poder de computação. E quem é melhor servido para oferecer isso? Bem, o Google Cloud é, claro, otimizado para o TensorFlow e serviços de inteligência artificial relacionados. E uma vez que você se torna dependente de seu software e de sua nuvem, você se torna muitocliente pegajoso por muitos anos para vir. Não é de admirar que seja uma corrida brutal para a dominância global do algoritmo de inteligência artificial com a Amazon - Microsoft - a IBM também oferece seus próprios serviços de software de IA baratos ou gratuitos.
Nós também estamos vendo uma luta para não somente algoritmos de aprendizado de máquina, mas cognitivas algoritmos que oferecem serviços para agentes de conversação e bots, discurso, processamento de linguagem natural (NLP) e semântica, visão e algoritmos básicos aprimorados. Uma das startups desse espaço cada vez mais disputado é a Clarifai, que fornece sistemas avançados de reconhecimento de imagem para empresas que detectam quase duplicatas e pesquisas visuais. Arrecadou quase US $ 40 milhões nos últimos três anos. mercado para os algoritmos e serviços de visão relacionada é estimada para ser um acumulado de US $ 8 bilhões em receita entre 2016 e 2025.
A corrida está em busca do aprendizado profundo e dos algoritmos cognitivos que habilitarão e potencializarão as soluções de IA aplicadas.
Os gigantes não estão parados. A IBM, por exemplo, está oferecendo seus produtos e serviços cognitivos do Watson . Eles têm vinte ou mais APIs para chatbots, visão, fala, linguagem, gerenciamento de conhecimento e empatia que podem ser simplesmente conectados a software corporativo para criar aplicativos habilitados para IA. APIs cognitivas estão em toda parte. KDnuggets lista aqui mais de 50 dos principais serviços cognitivos dos gigantes e startups. Esses serviços estão sendo colocados na nuvem como AI como serviço (AIaaS) para torná-los mais acessíveis. Recentemente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que um milhão de desenvolvedores estão usando suas APIs de AI, serviços e ferramentas para criar aplicativos baseados em AI e quase 300.000 desenvolvedoresestão usando suas ferramentas para chatbots. Eu não gostaria de ser uma startup competindo com esses Golias.
Os vencedores neste espaço tendem a favorecer os pesos pesados ​​novamente. Eles podem contratar os melhores talentos em pesquisa e engenharia, gastar mais dinheiro e ter acesso aos maiores conjuntos de dados. Para florescer, as startups terão que ser realmente bem financiadas, apoiadas por pesquisadores líderes, com toda uma bateria de patentes de propriedade intelectual e trabalhos publicados, conhecimento profundo de domínio e acesso a conjuntos de dados de qualidade. E eles devem ter excelentes habilidades de navegação para navegar à frente dos gigantes ou navegar em diferentes raças. Haverá muitas baixas de startups, mas aquelas que podem escalar serão empresas globais ou rapidamente adquiridas pelos pesos pesados. E mesmo que uma partida não tenha encontrado um caminho para a comercialização, em seguida, eles poderiam se tornar acquihires(empresas compradas por seu talento) se estão trabalhando na habilitação de algoritmos de IA com uma forte equipe orientada para a pesquisa. Vimos isso em 2014, quando a DeepMind , uma empresa de dois anos com sede em Londres que desenvolveu algoritmos de aprendizado de máquina de reforço exclusivos, adquirida pelo Google por US $ 400 milhões .

4. Quem tem as melhores soluções empresariais?

O software empresarial tem sido dominado por gigantes como Salesforce, IBM, Oracle e SAP. Todos eles reconhecem que a IA é uma ferramenta que precisa ser integrada em suas ofertas corporativas. Mas muitas startups estão se apressando para se tornar a próxima geração de serviços corporativos preenchendo lacunas onde os atuais operadores atualmente não pisaram ou até mesmo tentaram atrapalhá-los.
Analisamos mais de duzentos casos de uso no espaço da empresa, desde o gerenciamento de clientes ao marketing, passando pela segurança cibernética, passando pela inteligência e pelo RH, até a área quente da Cognitive Robotic Process Automation (RPA). O campo corporativo é muito mais aberto do que os espaços anteriores, com uma verdadeira mistura de startups que fornecem soluções pontuais para esses casos de uso. Hoje, existem mais de 200 empresas de inteligência artificial apenas no setor de recrutamento, muitas delas startups de IA. O líder da Cybersecurity, DarkTrace, e o líder da RPA, o UiPath, têm caixas de guerra nos US $ 100 milhões. Os operadores também querem garantir que seus ecossistemas permaneçam na vanguarda e estejam investindo em startups que melhorem sua oferta. Salesforce investiu em Digital A Genius é uma solução de gerenciamento de clientes e, da mesma forma, Unbable, que oferece serviços de tradução empresarial. Os encarregados também costumam ter problemas mais prementes. A SAP, por exemplo, está se apressando para jogar catchup em oferecer uma solução em nuvem, e muito menos catchup em AI. Também estamos vendoprovedores de ferramentas tentando simplificar as tarefas necessárias para criar, implantar e gerenciar serviços de IA na empresa. O treinamento em aprendizado de máquina, por exemplo, é um negócio confuso, no qual 80% do tempo pode ser gasto em disputas de dados. E uma quantidade desmedida de tempo é gasta no teste e ajuste do que é chamado de hiperparâmetros. Petuum , um fornecedor de ferramentas com sede em Pittsburgh, nos EUA, levantou mais de US $ 100 milhões para ajudar a acelerar e otimizar a implantação de modelos de aprendizado de máquina.
As soluções de IA empresarial impulsionarão melhor atendimento ao cliente e produtividade.
Muitos desses provedores de inicialização de empresas podem ter um futuro saudável se demonstrarem rapidamente que estão solucionando e dimensionando soluções para atender às necessidades corporativas do mundo real. Mas, como sempre acontece nas corridas de ouro no software, haverá um punhado de vencedores em cada categoria. E para aqueles vencedores da categoria empresarial da IA, eles provavelmente serão comprados, junto com os melhores provedores de ferramentas da classe, pelos gigantes, se parecerem muito ameaçadores.

5. Quem tem as melhores soluções verticais?

A AI está conduzindo uma corrida pelas melhores soluções verticais do setor. Há uma grande variedade de novas startups com tecnologia de inteligência artificial fornecendo soluções para casos de uso corporativo nos setores de saúde, serviços financeiros, agricultura, automação, legal e industrial. E muitas startups estão tomando o caminho ambicioso para desestabilizar os players corporativos, oferecendo um serviço diretamente aos mesmos clientes.
As novas soluções de IA da indústria irão alimentar ou perturbar as organizações.
É claro que muitas startups estão fornecendo soluções pontuais valiosas e podem ter sucesso se tiverem acesso a (1) conjuntos de treinamento de dados grandes e proprietários , (2) conhecimento de domínio que lhes dê insights profundos sobre as oportunidades dentro de um setor, (3) grande concentração de talentos em torno da IA ​​aplicada e (4) bolsões profundos de capital para financiar o crescimento rápido. As startups que estão indo bem geralmente falam a linguagem comercial corporativa dos clientes, eficiência nos negócios e ROI na forma de planos de mercado bem-desenvolvidos.
Por exemplo, a ZestFinance arrecadou quase US $ 300 milhões para ajudar a melhorar a tomada de decisões de crédito, o que proporcionará crédito justo e transparente a todos. Eles afirmam que possuem os melhores cientistas de dados do mundo. Mas eles iriam, não é? Para aquelas startups que estão procurando atrapalhar os players corporativos existentes, elas precisam de bolsos muito profundos. Por exemplo, o Affirm , que oferece empréstimos a consumidores no ponto de venda, arrecadou mais de US $ 700 milhões. Essas empresas rapidamente precisam criar um fosso defensável para garantir que permaneçam competitivas. Isso pode vir de efeitos de rede de dados em que mais dados geram melhores serviços e produtos baseados em inteligência artificial que geram mais receita e clientes que obtêm mais dados. E então o volante efeito continua.

6. Quais empresas irão capturar o valor da IA?

E, embora as corporações possam procurar novos fornecedores em sua indústria para soluções de inteligência artificial que possam melhorar seus resultados, eles não vão se acomodar e deixar que seus clientes se entusiasmem. E eles não ficarão parados e deixarão seus competidores corporativos ganharem a primeira vantagem através da IA. Atualmente, há uma corrida enorme pela inovação corporativa. Grandes empresas têm seus próprios grupos de risco investindo em startups, executando aceleradores e construindo suas próprias startups para garantir que sejam líderes em inovação impulsionada pela IA.
As empresas estão bem posicionadas para capturar o valor da IA ​​na forma de melhor atendimento ao cliente, aumentar a produtividade e melhorar os produtos e serviços.
Grandes empresas estão em uma posição forte contra as startups e empresas menores, devido aos seus ativos de dados. Os dados são o combustível para o aprendizado de máquinas e máquinas. Quem está em melhor posição para tirar proveito da AI do que a companhia de seguros que possui muitos dados históricos sobre as reivindicações de subscrição? A empresa de serviços financeiros que conhece tudo sobre o comportamento de compra de produtos financeiros do consumidor? Ou a empresa de pesquisa que vê mais usuários pesquisando informações do que qualquer outra?
Empresas grandes e pequenas estão bem posicionadas para extrair valor da IA. Na verdade, a pesquisa da Gartner prevê que o valor comercial derivado da IA ​​está projetado para alcançar até US $ 3,9 trilhões até 2022. Existem centenas, se não milhares, de casos de uso valiosos que a IA pode abordar nas organizações. As empresas podem melhorar a experiência do cliente, economizar custos, baixar os preços, gerar receitas e vender melhores produtos e serviços alimentados pela AI. A IA ajudará os grandes a ficarem maiores às custas das empresas menores. Mas eles precisarão demonstrar uma forte liderança visionária, uma capacidade de execução e uma tolerância para nem sempre obter projetos com tecnologia habilitada logo na primeira tentativa.

7. Quais países terão mais benefícios da IA?

Os países também estão em uma batalha pela supremacia da IA. A China não tem sido tímida quanto ao seu chamado às armas em torno da AI. Está investindo maciçamente no crescente talento técnico e no desenvolvimento de startups. Seu ambiente regulatório mais frouxo, especialmente na privacidade de dados, ajuda a China a liderar em setores de IA, como segurança e reconhecimento facial. Recentemente, houve um exemplo de polícia chinesaescolhendo uma das caras mais procuradas em uma multidão de 50.000 pessoas em um concerto de música. SenseTime Group Ltd, que analisa rostos e imagens em grande escala, informou que levantou US $ 600 milhões, tornando-se a mais valiosa startup global de IA. Os chineses apontam que seu mercado de telefonia móvel é 3x o tamanho dos EUA e que há 50 vezes mais pagamentos móveis - essa é uma enorme vantagem de dados. O foco europeu na regulamentação da privacidade de dados poderia colocá-los em desvantagem em certas áreas da AI, mesmo se a União estivesse falando sobre um investimento de US $ 22 bilhões em IA.
Serão estes os vencedores soberanos da IA? China? NOS? Japão? Alemanha? REINO UNIDO? França?
O Reino Unido, a Alemanha, a França e o Japão fizeram todos os anúncios recentes sobre as estratégias de IA do seu estado-nação. Por exemplo, o presidente Macron disse que o governo francês gastará US $ 1,85 bilhão nos próximos cinco anos para apoiar o ecossistema de IA, incluindo a criação de grandes conjuntos de dados públicos. Empresas como a DeepMind e a Samsung se comprometeram a abrir novos laboratórios em Paris e a Fujitsu está expandindo seu centro de pesquisa em Paris. Os britânicosAcabou de anunciar uma entrada de US $ 1,4 bilhão para a IA, incluindo o financiamento de 1000 doutorados em IA. Mas enquanto as nações investem no talento da IA ​​e no ecossistema, a questão é quem vai realmente capturar o valor. A França e o Reino Unido estarão subsidiando PhDs que serão contratados pelo Google? E enquanto a folha de pagamento e o imposto de renda serão saudáveis ​​com os seis salários de aprendizado de máquina, a maior parte do valor econômico criado poderia estar com essa empresa americana, seus acionistas e o sorridente Tesouro americano.
A IA aumentará a produtividade e a riqueza em empresas e países. Mas como essa riqueza será distribuída quando as manchetes sugerirem que 30 a 40% de nossos empregos serão levados pelas máquinas? Os economistas podem apontar lições de centenas de anos de crescente automação tecnológica. Haverá criação de emprego líquido ou perda líquida de emprego? O debate público frequentemente cita Geoffrey Hinton , o padrinho do aprendizado de máquinas, que sugeriu que os radiologistas perderão seus empregos às dúzias, enquanto as máquinas diagnosticam doenças a partir de imagens médicas. Mas então podemos olhar para os chinesesque estão usando AI para auxiliar os radiologistas no gerenciamento da demanda avassaladora de revisar anualmente 1,4 bilhão de tomografias por câncer de pulmão. O resultado não é perda de emprego, mas um mercado expandido com diagnósticos mais eficientes e precisos. No entanto, é provável que haja um período de turbulência quando grande parte do valor irá para as poucas empresas e países que controlam a tecnologia e os dados de IA. E os países menos qualificados cuja riqueza depende de empregos que são alvos da automação da IA ​​provavelmente sofrerão. A IA favorecerá o grande e o tecnologicamente habilitado.

Então, o que isso tudo significa?

Ao examinar a paisagem da IA, ficou claro que agora estamos entrando em uma era verdadeiramente dourada para a IA. E há poucos temas-chave sobre onde o valor econômico migrará:
  • Os gigantes da tecnologia global são as picaretas e as pás desta corrida do ouro - alimentando a inteligência artificial para quem quer que seja apressado. Google-Amazon-Microsoft e IBM estão em corrida armamentista pela liderança em IA. Eles estão se esforçando para oferecer os melhores chips , algoritmos e serviços de nuvem e inteligência artificial E por trás estão os gigantes da tecnologia chinesa Alibaba e Baidu. Poucas startups vão gastar mais, ser mais esperto ou oferecer preços baixos que a Microsoft sobre o que é cada vez mais commoditiescomputação em nuvem ou construir um melhor chip de AI de Unidade de Processamento de Tensor do Google ou construir um melhor reconhecimento objeto algoritmos cognitivas do que Amazon.
  • As startups de IA estão migrando para oferecer algoritmos cognitivos, soluções corporativas e soluções verticais de indústria profunda. Para prosperar, as startups precisarão ter acesso a conjuntos de dados únicos , profundo conhecimento de domínio , bolsos profundos e uma capacidade de atrair e reter o talento da IA cada vez mais requisitado Este não é um caso de um aplicativo em uma garagem vai mudar o mundo. Os vencedores de startups de AI serão aqueles que resolvem problemasvaliosos do mundo real, escalam rapidamente seu mercado e constroem posições defensáveis . Startups devem focar em soluções corporativas e de mercado, onde há muitos casos de uso de alto valor a serem enfrentados. No entanto, as aquisições de inicializaçãono espaço algorítmico será algo comum, pelo menos nos próximos anos, à medida que a guerra de talentos continuar. Haverá muitas baixas de startup ao longo do caminho com um punhado de vencedores em cada categoria, como é verdade em qualquer corrida do ouro. E esses vencedores provavelmente se encontrarão recebendo cheques tentadores dos gigantes.
  • As empresas estão bem posicionadas para extrair substanciais, alguns dizem nos trilhões de dólares, de valor da IA. A AI impulsionará cada vez mais a experiência aprimorada do cliente, ajudará a impulsionar a produtividade e a redução de custos por meio dos processos de grandes empresas de assistência e automação e melhorará a competitividade das ofertas de produtos e serviços. A maior parte do valor será obtida das empresas que têm escala - os melhores e maiores conjuntos de dados, a maioria dos clientes e a maior distribuição. O maior provavelmente ficará maior. Mas isso só acontecerá se as empresas demonstrarem uma liderança forte e executarem com agilidade que normalmente não é seu cartão de visitas. As empresas que estão liderandona execução da IA ​​estão mais uma vez os gigantes da tecnologia no Google, Facebook, Apple e Amazon, que estão oferecendo produtos e serviços com tecnologia de inteligência artificial que estão alcançando um público global na casa dos bilhões. E empresas de setores como varejo, saúde e mídia estão correndo de medo quando os gigantes da tecnologia usam a inteligência artificial para entrar e interromper novos setores.
  • Estados da nação também estão em uma corrida de IA. A China não tem sido tímida sobre sua intenção de ser líder mundial em IA até 2030. Acredita que tem vantagens estruturais. Enquanto muitos países europeus estão divulgando seus compromissos apoiados pelo governo com a AI, o risco é que eles simplesmente subsidiem talentos para os gigantes globais da AI e acelerem a riqueza de outras nações soberanas. E as fortes normas de privacidade de dados prejudicam os países europeus que inovam na IA? É provável que a riqueza proveniente da IA ​​vá para os países e empresas que controlam e aproveitam a tecnologia e dados de inteligência artificial avançada - pense nos EUA e na China. E aqueles sem provavelmente serão desafiados à medida que a automação invade empregos cada vez mais baixos.
Em suma, parece que a corrida do ouro da IA ​​favorecerá as empresas e países com controle e escala sobre as melhores ferramentas e tecnologia de IA, os dados, os melhores trabalhadores técnicos, a maioria dos clientes e o acesso mais forte ao capital. Aqueles com escala capturarão a maior parte do valor econômico da IA. De certa forma, " mais a mudança, mais c'est la même escolheu". Mas também haverá grandes pepitas de ouro que serão encontradas por algumas poucas startups corajosas. Mas, como em qualquer corrida do ouro, muitas startups vão acabar ganhando dinheiro. E muitos indivíduos e sociedades provavelmente se sentirão como se não tivessem visto os benefícios da corrida do ouro.
Esta é a primeira parte de uma série de artigos que pretendo escrever sobre o tema da economia da IA. Saúdo o seu feedback.