Vishing é a
prática de usar a engenharia social através do sistema telefônico com o
objetivo de roubar informações financeiras sensíveis ou outros dados pessoais
sensíveis de uma vítima. Vishing é uma das ameaças mais graves hoje e é
amplamente perpetrado por criminosos.
A palavra
"vishing" é uma combinação de duas palavras "voz" e
"phishing". Nesta técnica, os atacantes usam o sistema telefônico
para fazer o phishing e, portanto, o nome.
O Vishing é
tipicamente usado por criminosos para roubar informações bancárias
confidenciais como números de conta, PIN, senha, OTP e números de cartões de
crédito ou para roubar outros detalhes pessoais de usuários que os invasores
podem explorar para perpetrar roubo de identidade.
Os atacantes
costumam usar VoIP e sistema automatizado como IVR para perpetuar o vishing.
Eles podem usar técnicas como War Dialing e Spoofing do Caller ID para atender
a sua finalidade.
Como o
Vishing funciona?
Os
criminosos primeiro colhem números de telefone de potenciais vítimas. Eles
podem usar várias técnicas para esse fim. Eles podem roubar números de telefone
de uma instituição ou podem usar a marcação de guerra para descobrir números de
telefone válidos.
Os
criminosos então começam a fazer chamadas para potenciais vítimas. Eles
geralmente usam Spoofing do Caller ID para enganar as vítimas e ocultar sua
identidade.
Em uma
chamada vishing, os atacantes podem enganar um usuário para revelar detalhes
financeiros sensíveis. Eles podem dizer que a chamada é de um banco e há um
problema com a conta bancária do usuário ou cartão de crédito / débito e o
usuário precisa fornecer seus detalhes financeiros para o destinatário para
resolver o problema. Os atacantes também podem usar instruções automatizadas
para pedir à vítima que digite seu número de cartão de crédito, número de conta
ou PIN no teclado. E, em alguns casos, os atacantes perguntam à vítima por seus
dados pessoais que os atacantes podem usar mais tarde para representar a vítima
por motivos fraudulentos.
Um exemplo
da vida real de Vishing
Um golpe
fraudulento amplamente perpetrado é a fraude de apoio tecnológico da Microsoft.
Nessa fraude, os atacantes costumam chamar uma vítima como membro do suporte
técnico da Microsoft e informar a vítima de que seu computador está infectado
com malware que está gerando todos os tipos de erros. Os atacantes podem então
solicitar acesso remoto do computador da vítima ou pedir à vítima que baixe
algum software ou programas anti-malware falsos para resolver o problema da
vítima. Alguns atacantes podem mesmo enganar uma vítima para revelar as
informações da sua conta bancária para fazer um pagamento. Em outras palavras,
o objetivo desta fraude vishing é infectar o computador da vítima com malware
ou roubar detalhes financeiros sensíveis das vítimas.
Como evitar
o Vishing?
Vishing é
muito difícil para as autoridades legais monitorarem ou rastrear. Mas, sempre
podemos dar alguns passos para nos proteger até certo ponto.
Nunca
forneça seus detalhes financeiros por telefone. Um banco nunca pedirá seu
número de conta, número de cartão de crédito, senha ou PIN por telefone.
Se alguém
está pedindo qualquer OTP ou One Time Password por telefone, certifique-se de
que é uma fraude. OTPs são destinados apenas a usuários e nenhuma autoridade
legítima nunca pedirá qualquer OTP de qualquer usuário.
Não revele
detalhes pessoais ou informações pessoais identificáveis por telefone. Se
você tiver dúvidas, você pode informar educadamente o chamador que você vai
chamar de volta e, em seguida, chamar o número autêntico do site / provedor /
instituição para verificar a chamada. É sempre melhor prevenir do que remediar.
Se você
receber uma ligação informando que qualquer uma da sua conta na web está tendo
algum problema, não revele nenhuma informação imediatamente. Você sempre pode
fazer o login na sua conta visitando o site legítimo e verificar se há tal
notificação ou pode chamar os legítimos números de atendimento ao cliente e
esclarecer.
Obtenha seu
número registrado no National Do not Call Registry para bloquear chamadas
automatizadas. Pode não parar de vencer, mas você receberá muito menos chamadas
automáticas do que você costumava fazer.
Não confie
na identificação do chamador de uma chamada telefônica. Como dito acima, os
atacantes podem facilmente compartilhar isso.
Se você acha
que foi vítima de vishing e suas informações financeiras estão comprometidas,
ligue imediatamente para o banco e relate o incidente. Verifique se há uma
transação não autorizada. Além disso, altere imediatamente seu IPIN, senha, PIN
de ATM ou outras credenciais que podem ter sido comprometidas.
É sempre bom
denunciar os incidentes de vencimento para apropriar a autoridade legal. Muitas
vezes, ajuda muito na captura dos criminosos reais.
Então, para
resumir, nunca revele nenhuma informação financeira ou qualquer informação de
identificação pessoal por telefone. É sempre bom verificar a autenticidade de
uma chamada antes de responder. Esteja informado sobre várias ameaças à
segurança e fique seguro e fique seguro.
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